quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sexto encontro dos Artistas Viajantes da Nossa Goma: Manos e Minas,pá!

Finalmente chegamos ao sexto do encontro do projeto Artistas Viajantes da Nossa Goma.

No dia 03 de dezembro,  sábado, alteramos o horário do encontro a fim de recebermos os companheiros do Coletivo Alma e seus pupilos.
Nos encontramos no Parque Raul Seixas, em frente à Casa de Cultura que leva o nome do cantor, e ali recebemos também a equipe do programa Manos e Minas que acompanhou este roteiro com duração de três horas.

Além da mediação da área do parque, feita pelo educador e pesquisador Alexandre Bispo, também tivemos neste mesmo local, uma intervenção dos componentes do Coletivo Alma que chamou a  atenção dos participantes para o meio ambiente e para a história do bairro de Itaquera. Os dois grupos, inclusive, possuem muito em comum em termos de interesse e pesquisa sobre a região, quem sabe, não formalizamos uma parceria para 2012.

Neste último encontro o público contemplado foi de crianças de 06 anos a senhoras com mais de 60 anos. As mediações de Alexandre Bispo e de Edson Felinto tiveram adequações devido a especificidade do público que se formou.
O roteiro foi cansativo, estava sol, mas o artistas viajantes passavam por este tipo de situação, então, vamos em frente! A filmagem também alterou o planejado porque tivemos que repetir falas e observações que se deram de forma espontânea, porém, foi gratificante, pois além de termos a propagação destas ações pensadas para os moradores de Itaquera (COHAB 2) e interessados, também tivemos a presença de crianças muito participativas e o estreitamento de laços com o Coletivo Alma.

Tentaremos o VAI em 2012, considerando possíveis modificações em relação ao público alvo e a maneira de dilvulgação.
Esperamos encontrar você por lá se passarmos na selação do VAI que ocorrerá em fevereiro de 2012.
Desejamos um feliz 2012 para todos e que os projetos que visam ampliar as noções de cidadania se multipliquem, que outros "VAIs" sejam idealizados e viabilizados pelos governantes de nosso país. Isso é política pública! Conhecer a história de onde se vive, mesclada a cultura e arte é cidadania.

Valeu equipe VAI, Alexandre Araujo Bispo, Paola Cavallari, Marcos Vinicius elinto, Edson Felinto (Juninho), Maria Trindade, Catarina Azevedo, Dani Caielli e Sarah Bryce (como contatos do Coletivo Alma), Gilberto Júnior, Solange Ardila, Nabor Júnior e Alessandro Buzzo e é nóis que pá!

Olha um pouco do que aconteceu!

Muita atenção no início do encontro.Todos com pranchetas nas mãos.

Alexandre Bispo mediando a Casa de Cultura Raul Seixas, antiga residência de campo da Família Morgante.


Hora de observar cuidadosamente e de registrar esta história à maneira dos artistas viajantes.


Muitas desenhos surgiram tanto por parte das crianças...

...Quanto dos adultos.


Hora de experimentar materiais diferentes como o pastel oleoso, pouco conhecido das crianças, mas que dá belos efeitos.


Coletivo Alma se concentrando e se preparando para sua intervenção.


Música com informação.

Todos muito interessados, incluindo as crianças.

E fomos conhecer também a sede do Coletivo Alma que fica nos arredores do Parque.


As crianças aproveitaram para brincar com os filhotes acolhidos pelo Coletivo.

E andamos mais...

...E mais, e coisas interessantes iam aparecendo durante o caminho, e os olhos curiosos das crianças iam chamando nosso atenção para elas...

Chegamos à região das antigas chácaras...

O verde ainda resiste, porém as chácaras dos descendentes de japoneses que se instalaram na região desapareceram devido à especulação imobiliária...

Juninho tentou explicar estes processos às crianças.

Foi uma conquista, uma realiação, um alívio, um aprendizado. E ano que vem, nos vemos no ARTISTAS VIAJANTES DA NOSSA GOMA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário