terça-feira, 30 de agosto de 2011

E viva o terceiro encontro!

No último sábado, dia 27 de agosto, das 10h às 14h15, tivemos nosso terceiro encontro no projeto ARTISTAS VIAJANTES DA NOSSA GOMA.

O Edson (Juninho), foi o responsável pela pesquisa, elaboração e mediação deste roteiro que saiu da Praça Bom Pastor, divisa entre o Jardim São Pedro e o Conj. José Bonifácio; seguiu até o local das antigas chacarás (pena, não existem mais), finalizando na Cidade dos Velhinhos.

Caminhamos mesmo! Tivemos atividades poéticas como a dinâmica de alteração dos nomes das ruas ao mesmo tempo em que as observávamos e construíamos juntos significados para as questões que iam surgindo: moradores que ornamentam as suas casas e o entorno, tornando o local mais agradável e fazendo coisas simples e importantes, demonstrando cuidado e apreço pela sua rua, um tipo de amor; a especulação dos espaços e lugares crescente em São Paulo que chega até a região, torna tudo mais caro, mas também traz alguns acessos e facilidades; a antiga estação de trem de São Miguel... Muitas histórias.

Na Cidade dos Velhinhos, tivemos contato com a Irmã Josefa e conversamos sobre a possibilidade de realizar um encontro com os idosos que tiverem interesse e quiserem dar um rolê pelo bairro e, em seguida , criar a sua interpretação visual que rememore estes momentos.  Será que dá? Veremos!

Vamos participar do encontro do dia 24 de setembro?


Imagens!


O início do encontro na Praça Bom Pastor!

A introdução do Juninho com informações mais históricas sobre o bairro foi fundamental.


Gerou reflexão. Alexandre sempre consegue mediar as observações, fazer sínteses e abrir mentes, isso é bem bacana.




Há beleza em qualquer lugar, é saber olhar.


Catarina fazendo seus registros visua.

Paola e Marcos fazendo seus escritos: proposta de alteração de nomes de ruas e praças. Como você rebatizaria a rua da sua casa, por exemplo?


Paola sempre aproveita as caminhadas para convidar os moradores para os próximos encontros.

Um morador que cuida da sua calçada...

Gleici, ele te ama!


Juninho conduzindo o grupo pelo roteiro que elaborou.


Algumas coisas precisam mudar.



Um lindo trechinho da calçada também decorado por um morador da rua. Atrás, construções sendo erguidas. Acreditamos que não sejam moradias, mas uma fábrica, algo assim. O capital vem antes das necessidades básicas.


Tarsila!

Cidade dos Velhinhos.

Edson e Rita, nossos participantes no piquenique!

Um comentário: